Apliquei o Jclick a um grupo de alunos no nível de 7ª série baseando-se na atividade que abordou uma homenagem às mães, utilizamos a música “Obrigada mãe” cantada por Sandy e Junior, pesquisada e impressa pelos alunos no PC. Após cantarmos a música acompanhando o cd no microsistem
solicitei a abertura do programa Jclick para preencher a palavra cruzada que foi composta por palavras da música e trabalhadas durante a aula.
Escolhi a palavra cruzada porque achei mais válido com relação à aprendizagem dos alunos, pois para que respondam as palavras cruzadas, precisam fazer questionamentos sobre a interpretação de conceitos e definições ao professor e, às vezes, ao próprio colega. Essa pesquisa e os diálogos estabelecidos podem levar, ocasionalmente, a reconstruções de conceitos e definições, acarretando uma melhora da compreensão conceitual. Também vejo como benefício a interação do professor com os alunos de modo significante, um crescente interesse pelo tema e maior participação dos alunos.
Algumas dificuldades dos alunos puderam ser identificadas mais facilmente nos diálogos para tirar dúvidas, como ortografia de palavras, sentido coerente de questionamentos e correção conceitual dos conhecimentos adquiridos. As palavras cruzadas também serviram como motivação à pesquisa, e que não foi encarada diretamente pelo aluno como algo não prazeroso e obrigatório, mas sim como uma atividade diferente da tradicional “lista de exercícios”. Enfim, foi percebido que as palavras cruzadas estimularam a concentração, a atenção e o enriquecimento do vocabulário, além de ter funcionado como um ótimo divertimento.
A experiência de trabalhar com meios digitais é recompensadora.
ResponderExcluir